Projeto Herpetus em ação!

IMG-20170518-WA0017

No último dia 15 de maio estivemos com nossa equipe (humana e animal) no Colégio POP, em São Miguel Paulista. Foram quatro bate-papos com cerca de duas horas realizados ao longo do dia. Sim, quatro! Foi tudo acelerado e rápido, mas é uma correria que sempre vale a pena por causa da reação, principalmente, das crianças que são naturalmente curiosas e essa curiosidade gera aprendizado e informação.

IMG-20170518-WA0026Algumas novidades rolaram no decorrer das apresentações: as estreias do tucano César e do rato pelado que batizamos de? Pelado mesmo! Faltou criatividade no calor da emoção… Tivemos a presença também de pessoas voluntárias nos auxiliando, pois trabalho não falta nesses eventos. Profissionais da Biologia e da Música que nos acompanham e admiram o que fazemos e resolveram aparecer vestindo nossa camisa com o apoio de suas respectivas companheiras. Nosso time também é formado por motorista, esposa, marido e filho que nos apoiam nos bastidores. Não citarei nomes aqui neste post pois esses seres humanos estão representados nas imagens. Eterno agradecimento…

Se no começo a desconfiança, o medo e receio dominam o ambiente, conforme o tempo IMG-20170518-WA0031passa e as conversas acontecem descontraidamente, esses sentimentos são substituídos pela alegria, agitação, empolgação e o desejo incontrolável de que chegue-se logo o momento de fazer o manejo (parte prática) com os famigerados animais. Tudo com respeito e sem estresse para os mesmos, por esta razão fazemos todo um plano de dessenssibilização, desmitificando as lendas que tornam os bichos em um monstro de sete cabeças. Mais do que expor espécies silvestres (legalizadas) às pessoas, realizamos aulas de Educação Ambiental.

IMG-20170518-WA0034A lição que fica para todos nós é que apesar do homem devastar o próprio ambiente que vive – consciente ou inconscientemente, pois recebemos o “mundo” pronto desde que nascemos e agimos no piloto-automático sem prestarmos atenção ao que nos cerca – com paciência, informações corretas e nos reorganizando, podemos conviver de forma mais harmoniosa com todos e tudo que nos cerca. Só somos capazes de preservar e de cuidar daquilo que é importante através de conscientização. E precisamos conservar  o muito pouco que ainda nos resta.

thumbnail_IMG-20170516-WA0001

Anúncios