VIDA DE PRIMATA

bonobo2

BONOBO (Pan paniscus) – Por Biólogo Thiago Angeli

The Real Brain Exhibit @Bristol Science CentreO que nos difere, primatas humanos, dos primatas não-humanos, não é somente nossa inteligência superior ou nossas atitudes nobres, até porque eles também as têm ao contrário do que muita gente pensa. De fato, nosso sistema nervoso central é mais complexo e nosso cérebro é mais volumoso e com maior capacidade cognitiva se comparados com os dos orangotagos (Pongo pygmaeus), gorilas (Troglodytes gorilla) e chimpanzés-comuns (Pan troglodytes). Essas diferenças nos fazem sentir mais evoluídos, entretanto, um primata muito aparentado com o ser humano, descoberto em 1929 pelo zoólogo Schwarz, é o bonobo.

O Pan paniscus foi o último grande mamífero a ser descrito pela Ciência e de todos os ficha57 primatas vivos esta espécie é a que apresenta a constituição física e cerebral mais parecida com a dos humanos pré-históricos, além disso, o bonobo ainda compartilha 98% da nossa carga genética, assim como o chimpanzé-comum. Isso significa que eles são nossos “primos” não-humanos diretos (leia mais sobre o bonobo no ANIMALife, ficha 57 publicado neste site). Características físicas como ombros estreitos, orelhas menores, mamas mais aparentes e pescoço fino, e o fato de viverem em comunidade e usarem o sexo como prazer e diversão, também os aproximam de nós.

bonobo1Por sermos a espécie dotada do sistema nervoso central mais complexo de todos os seres vivos, consideramos nosso aparecimento na terra o objetivo final da evolução, porém, como vimos através das igualdades com os chimpanzés-pigmeus, não estamos só! Se elegêssemos a forma de vida mais bem sucedida do planeta as bactérias venceriam, afinal são seres que existem há 3,5 bilhões de anos, e nós, os homens, há 3 milhões de anos, ou seja, somos um acontecimento bem recente do ponto de vista científico.

Ainda estamos caminhando para descobertas mais contundentes. Nossa inteligência associada com nossa arrogância pode ser um fator para a auto-destruição humana. Já começamos a afetar a vida no planeta terra drasticamente provocando a sexta grande extinção das espécies. Respeito por outros seres viventes e o uso do que nos torna diferentes que é a capacidade de propagarmos cultura, informações corretas e sensatas, em contrapartida, podem ser a solução para nossa própria sobrevivência.

bonobo3

Obs.: imagens retiradas da internet, exceto a ficha 57 ANIMALife.

Anúncios