“In Memoriam”

Homenagens Póstumas

Dois zoólogos brasileiros contribuíram significativamente para o desenvolvimento da Herpetologia no Brasil: Werner Bokermann e Paulo Vanzolini. Respeitados mundialmente, o Projeto Herpetus não poderia deixar de citar esses dois estudiosos que dedicaram suas vidas aos anfíbios e répteis, entre outros campos da Zoologia.

werner-194x300

Werner Bokermann

Werner Bokermann foi um grande pesquisador autodidata e que formou muitos dos maiores herpetólogos do nosso país, graças aos mais de 100 artigos que escreveu, além de ter descrito 68 espécies de anfíbios anuros. Sua coleção herpetológica listava 60 mil exemplares que está depositada no Museu de Zoologia da USP. Bokermann também descreveu 43 espécies de coleópteros e trabalhou com Ornitologia. Werner Bokermann nasceu em Botucatu (SP), em 04 de fevereiro de 1929 e faleceu em 01 de abril de 1995, na capital paulista.

(http://bocaina.bio.br/blog/werner-carlos-augusto-bokermann-1929-1995/#.UgCJKxwyYxA –Consultado no dia 06 de Agosto de 2013, às 02h20)

Paulo-Vanzolini-Leo-300x213

Paulo Vanzolini

Paulo Vanzolini além de zoólogo com doutorado na Harvard, também foi compositor famoso. Entre canções e poesias, o brilhante pesquisador aumentou a coleção brasileira de répteis com cerca de 1.200 mil exemplares para 230 mil e que também foi depositado no Museu de Zoologia da USP. O mesmo instituto foi beneficiado em 2008 ao receber a doação de sua biblioteca particular, estimada em cerca de 25 mil livros. Vanzolini também foi um dos criadores da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Nasceu no dia 25 de abril de 1924 e faleceu em 28 de abril de 2013, em São Paulo.

(http://drauziovarella.com.br/audios-videos/estacao-medicina/paulo-vanzolini/ – Consultado em 06 de Agosto de 2013, às 2h40.)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s